A Arte de Não Se Comparar: Um Presente Para Nós, Mulheres 40+
Vivemos em tempos desafiadores. Nunca foi tão fácil acompanhar a vida de outras pessoas, especialmente nas redes sociais. Basta um deslizar de dedos para sermos bombardeadas por imagens de corpos lindos, vidas aparentemente perfeitas, conquistas e paces extraordinários. E, em meio a isso tudo, é bem natural nos pegarmos comparando nossas vidas com as dos outros.
Mas hoje, eu faço uma reflexão: será que essa comparação faz sentido?
Para nós mulheres 40+, é ainda mais importante lembrar que o que vemos online é apenas uma fração da realidade (na maioria das vezes uma realidade montada).
Com o passar dos anos, aprendi que beleza vai muito além do que o espelho reflete. Minha força está em tudo que vivi: as lições que aprendi, os desafios que superei, as histórias que carrego; E nada disso é captado por um filtro ou por uma marca no relógio de corrida!
Não é o tamanho da cintura ou a quantidade de quilômetros percorridos que define nosso valor, mas sim a forma como impactamos o mundo ao nosso redor – com gentileza, doação e autenticidade. Minha bagagem de vida me permite enxergar além do superficial, priorizar o que realmente importa e reconhecer que ser singular é o que nos torna verdadeiramente lindas.
Quando nos comparamos, deixamos de honrar a nossa jornada ! Ela é única!
É como olhar para uma corrida onde cada pessoa está em sua própria pista. Algumas podem correr mais rápido, outras mais devagar, mas o que importa é o caminho que cada uma escolheu trilhar!
Se eu focar na trajetória alheia, perco de vista a beleza do meu próprio percurso. A vida de outra pessoa não é parâmetro para a sua, porque ninguém viveu exatamente o que você viveu ou enfrentou os mesmos desafios que você enfrentou.
Por isso, te digo o que digo a mim mesma em frente ao espelho: você não precisa ser como ninguém. Você não está atrasada nem adiantada, está exatamente onde deveria estar, vivendo a história que foi escrita para você.
Ao invés de nos fixarmos no que falta, que tal celebrarmos o que já conquistamos? A força que carregamos, a resiliência que desenvolvemos e as relações que cultivamos são legados que vão muito além de qualquer aparência ou performance.
Da próxima vez que a comparação tentar roubar sua paz, respire fundo e diga para si mesma: “Eu sou suficiente, exatamente como sou.”
Porque a mulher que você é hoje – com toda a sua história, sabedoria e autenticidade – já é incrível.
Com carinho, Mell Porto
Uma resposta para “Mulheres 40+”
Testando