Quais das suas insatisfações estão sob o seu controle?
Você é passageiro ou manobrista do trem da sua história?
Para iniciar essa reflexão, vamos tomar como exemplo as provas de corrida. Nem sempre as coisas acontecem como planejamos. Eventos são adiados, metas precisam ser ajustadas, e desafios inesperados aparecem no caminho. Alguns atletas, ao enfrentarem a falta de provas, justificam o desânimo nos treinos pela ausência de competições no horizonte.
Agora eu pergunto: qual é o nível de controle que você tem sobre essas circunstâncias? ZERO.
Infelizmente, nesse caso, não podemos ser mais do que meros passageiros, observando e aguardando o cenário mudar. Mas adianta seguir reclamando, alimentando a sensação de desânimo e até revolta sobre algo que você não pode alterar?
Antes de reclamar dos acontecimentos da vida, pare e pense: “Eu tenho algum controle sobre essa questão? Posso fazer algo para mudar a situação?”
Agora mudemos o prisma. Em relação à forma como você reage a essa falta de provas de corrida, sobre isso você tem poder.
Você pode continuar se lamentando, reverberando essa energia negativa e deixando o desânimo tomar conta dos seus treinos. Ou pode se automotivar, controlar o seu agora e transformar cada dia na melhor versão que ele pode ser. Isso, sim, depende de você.
Algumas pessoas levantam todos os dias e treinam, preparando-se para estarem prontas quando as oportunidades aparecerem. Outras seguem reclamando no sofá, deixando tudo o que conquistaram se perder.
Então, eu te pergunto: quando é que você vai decidir parar de reclamar, aceitar o que não pode mudar e construir o seu mundo ideal?
“Assuma o controle da sua vida e algo terrível acontece: você não terá mais a quem, nem o que culpar.”
Com carinho,
Mell Porto.